10 dicas para decorar a casa gastando pouco
0
10 dicas para decorar a casa gastando pouco

Decoração barata! Como trocar acessórios, investir em peças multifuncionais e apostar em cores e objetos de personalidade.

Marmores e Granitos

Está decorando o primeiro apartamento ou quer dar um up na decoração sem gastar muito dinheiro? Chamamos o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, para dar dicas de como investir em pequenas mudanças que vão mudar o visual e dar mais personalidade ao projeto sem grandes investimentos. Confira:

Acessórios

As almofadas são, normalmente, os primeiros itens que pensamos em mudar para renovar o décor. Investir em acessórios novos é sim uma ótima saída. Nesse grupo, entram os tapetes e os quadros – este último pode ajudar a dar um toque de personalidade e refletir hobbies e gostos dos moradores. “Mas tome cuidado para não escolher tons muito escuros que podem dar a sensação de que o espaço é menor e mais escuro”, alerta Bruno. Além dessa ressalva, ele sugere que haja parcimônia no mix de cores entre os acessórios e, caso haja estampas, que elas conversem entre si.

Dicas incríveis de decoração para usar mármore como peça de acabamento de luxo

Os tapetes, além de darem mais graça para o espaço, ainda podem adicionar aconchego e aquecer o ambiente. “É interessante que ele saia 15 cm para as laterais do sofá ou da poltrona e tenha a mesma medida sob os móveis”, ensina Bruno.


Projeto assinado por Bruno Moraes Arquitetura (Foto: Luis Gomes)

As tramas metálicas ganharam o universo do décor, são baratas e podem substituir murais de recados e porta-retratos. “Elas servem como porta-lembretes, ou para exibir imagens e fotos para decorar o ambiente em que estiver”.

Prateleiras

Ótimas aliadas, além de dar suporte para objetos decorativos, as prateleiras ajudam a organizar os ambientes deixando tudo sempre à mão e podem ocupar todos os cômodos da casa, do banheiro à cozinha. Outra opção com a mesma funcionalidade são os caixotes de madeira, que têm baixo custo e podem servir como nicho para guardar livros, acomodar garrafas de vinho, entre outros usos. Se empilhados, transformam-se em estantes.

Dicas para escolher cores do mármore e granito

Pufes

Projeto assinado por Mandril Arquitetos (Foto: Mariana Orsi)

Os pufes podem ser móveis multi-funcionais. Além de servirem para acomodar mais pessoas, alguns têm baú, ótimo para adicionar espaço para armazenamento. “Invista em modelos com mesmo acabamento do sofá e com rodinhas, para facilitar a movimentação”, sugere Bruno. Com uma placa de madeira por cima, ainda podem funcionar como mesa lateral ou mesa de centro.

Adesivos e pintura

Projeto assinado por Mandril Arquitetos (Foto: Mariana Orsi)

Os adesivos são ótimos para quem deseja mudar a cara de objetos e paredes sem gastar muito. “É possível, por exemplo, adesivar geladeiras, frigobares, filtros, máquinas de café, entre outros eletrodomésticos para combinar com a nova decoração, sem precisar gastar dinheiro para trocar o aparelho por um novo”, diz o arquiteto. As formas geométricas estão com tudo: vale apostar em adesivos de bolinhas e triângulos para as paredes. Também é possível dar destaque a uma parede adicionando uma cor diferente. Evite tons escuros em espaços pequenos e, no caso de usar adesivo, papel de parede ou tinta em alguma parede, deixe este ser o único ponto de destaque, para não tornar o ambiente confuso.

Tipos de granitos que são ideais para cozinha e dicas para a escolha certa

Espelhos

Projeto assinado por Bruno Moraes Arquitetura (Foto: Luis Gomes)

Eles são a saída perfeita para dar impressão de amplitude num espaço mais enxuto. “Os espelhos funcionam muito bem na sala de jantar, refletindo a mesa – o que, no Feng Shui, significa prosperidade”, ensina o arquiteto.

Iluminação

Projeto assinado por Bruno Moraes Arquitetura (Foto: Luis Gomes)

iluminação é um ponto muito importante na decoração. Investir em luminárias que permitem mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz, como os trilhos compostos por spots, pode ser mais econômico do que as versões embutidas. Esse tipo permite que os focos de luz se adaptem a novos layouts. “Com o tempo, se o morador quiser trocar o sofá por um modelo maior ou acrescentar uma poltrona, o trilho permite mudar a posição dos spots e direcioná-los para as novas peças, além de haver a possibilidade de aumentar ou diminuir a quantidade de pontos de luz”, explica.

Plantas

Mármore ou Granito? Entenda a diferença.

Ter um cantinho verde em casa não precisa demandar um grande investimento. Vasos simples de plástico pendurados com ganchos em ripas de madeira, parafusadas na parede, são suficientes para compor o jardim vertical ou a horta com temperos fresquinhos. É uma ideia rápida de executar. “Os vasos de concreto também são ótimas opções. Eles combinam com quase tudo e são baratos”. Bruno também sugere o uso de suculentas, espécies que não demandam muitos cuidados e podem ser encontradas até mesmo em mercados. “As plantas dão um toque mais humano para a decoração”, completa.

Via: casavogue

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Em que podemos te ajudar, hoje?
Enviar via WhatsApp
Agência Criação de Sites e Marketing Digital: SEO em BH - Criação de Sites BH